/Nosotras Tarot
Nosotras Tarot2018-01-21T18:42:01+00:00

Uma viagem ao útero cósmico. As Arcanas guardam os segredos de NOSOTRAS!

hr

Uma jornada iniciada em 2014, no ponto de convergência entre o infinito mundo onírico e a realidade terrena.
Os 22 Arcanos Maiores do Tarot clássico, relidos e retratados pela artista brasileira Elisa Riemer,
com artes em colagem, que expressam respeito e devoção à arte do Tarot e à origem do mundo: As mulheres.

Eu me deixo conduzir pela minha intuição. Eu confio em minha sabedoria feminina.

– A SACERDOTISA

As Arcanas

hr

A medida em que o estudo do Baralho de Marselha foi aprofundado pela artista, cada carta se apresentou a seu tempo. Em jogos, sonhos e associações espontâneas os símbolos foram se revelando em uma sintonia mágica entre arte e artista e o projeto tomou forma vagarosamente. Foram muitas as nascentes que envolveram esse trabalho: Os estudos de Marselha, a simbologia universal do Tarot, a vida de Pamela Smith – responsável por um dos mais conhecidos baralhos contemporâneos – e principalmente o mundo inconsciente, onde cada carta se revelou por completo, no silêncio da intuição da artista, como que pedindo para ser retratada.

XI . A JUSTIÇA

De olhos vendados, sob ausência de julgamentos superficiais, a Justiça pondera entre razão e emoção, Sol e Lua, se mantendo em equilíbrio entre os pólos opostos. Traz nas mãos a espada, pronta para cortar o que for preciso e fazer os ajustes necessários. Essa carta está ligada à inteligência, à ponderação e à racionalização das situações.
Afirmação: Eu equilibro minha vida de forma justa e responsável. Faço os cortes necessários e ajo com honestidade comigo e com os que estão ao meu redor.

XVII . A ESTRELA

Em meio às águas, A Estrela bebe a fonte de vida Divina ao mesmo tempo em que a derrama sobre os seres. Nua, ela se sente livre. Não carrega medos ou preocupações, pois está guiada pelos céus, pelas estrelas. Essa carta está ligada à beleza e à bondade que habitam cada um. Generosidade e boas energias, que vem de todos os lados, principalmente, de dentro.
Afirmação: Eu ajo com bondade e confiança em meu ser Divino.

XIX . A SOL

As crianças no jardim brincam cheias de vitalidade, enquanto A Sol as ilumina do céu, majestosa em sua grandeza. Os Girassóis se abrem sobre um campo cheio de riqueza e produtividade. Essa carta está ligada à luz, à realização e prosperidade. É o despertar da criança interior, da satisfação e da alegria em estar vivo e se sentir pleno com cada novo passo que se aprende.
Afirmação: Eu aceito a luz e a felicidade em minha vida. Vivo cada dia como uma criança disposta a agradecer por cada descoberta.

XIIII A TEMPERANÇA

Uma criatura angelical desce à Terra para espalhar sua bondade. Seu trabalho é alquímico, A Temperança lida com as energias vitais da terra e da água e as transforma conforme as necessidades ao seu redor. Onde ela está brota vida, grandes florestas e belas paisagens. Ela recolhe todas as energias e é capaz de transmutá-las em pura harmonia. Essa carta está ligada à capacidade de cura e de transmutação do negativo para o positivo que habita cada ser humano.
Afirmação: Eu tempero com sabedoria e bondade as situações na minha vida. Eu transformo tudo o que toco em beleza e harmonia.

VIIII . A EREMITA

Com a cria nas costas, a mãe nômade transita pelo mundo carregando-o nas costas. Não importa o tamanho do peso, mantém a postura, o olhar reto no caminho inevitável, que tateia com seu cajado. Essa carta fala sobre a maturidade e a solidão voluntária, necessária para ir de encontro ao eu e à própria luz.
Afirmação: Eu me levo a sério e me recolho buscando o autoconhecimento. Eu me encontro e me sinto em casa em qualquer lugar em que esteja, pois estou comigo.

XXI . UNIVERSO

A origem do mundo abriga uma mulher tranquila, dançando no centro de tudo. Ela está conectada com todas as forças que regem o mundo, a sabedoria, as emoções, a matéria e o espírito, entretanto nada disso a aprisiona. Ela lida com tudo de foma mágica, se sentindo completamente realizada. Essa carta está ligada à limpeza espiritual, a triunfos e ao fim da jornada, onde tudo pode ser visto do alto de um estado de iluminação, que enxerga as questões do mundo como elas realmente são e a partir de onde tudo é possível.
Afirmação: Eu me sinto plena e realizada. Danço com o Universo e ele dança comigo.

você pode adquirir
o baralho aqui por

R$ 68

COMPRAR NOSOTRAS

O Tarot e as Mulheres

hr

O Começo

Desde a inquisição nós, mulheres, temos sido retratadas bruxas, maléficas, subjulgadas em nossa sabedoria, demonizadas em nossas crenças, descredibilizadas em nosso trabalho. Fomos queimadas pela nossa grandeza, por termos curado vilas inteiras com nosso conhecimento. Desde então o estigma nos persegue e temos agido no escuro, plantando nossas sementes em diários secretos, em palavras sussurradas no ouvido de nossas filhas.

Em memória

Mas nem sempre foi assim. Éramos deusas. Glorificadas pela nossa capacidade de gerar vida, de dar aos campos fertilidade. Nossos corpos eram louvados, nossas palavras honradas, afastávamos a seca e atraíamos harmonia para nossas comunidades. Gritávamos nossa felicidade, passávamos adiante nosso conhecimento, sem culpa e sem medo. Hoje esse conhecimento é também estigma: Não se divulga, não se confia. Duvidamos de nossa própria capacidade, nos afastamos de nossa mulher selvagem e temos dificuldade em ouvir nossa voz interior. Onde estamos?

A Jornada

NOSOTRAS Tarot é uma viagem ao útero cósmico que concebe a vida. Um retorno. Cada carta foi um nascimento nas mãos de uma mulher, que só pode ser proporcionado por muitas outras mulheres. Elisa Riemer celebra a ancestralidade e as primeiras mulheres que trabalharam com o ocultismo e com a própria arte do Tarot, ressignificando esse universo e as estruturas contempladas por ele. Tivemos Imperadoras. Tivemos Papisas.

ONDE ESTÃO AS MULHERES NO TAROT?

hr

Nesse vídeo falamos um pouco sobre onde estão as mulheres nessa arte, como percebê-las ali e nossa percepção sobre as cartas.

| NOSOTRAS Tarot | abriga a jornada interior em direção ao útero do mundo, um exercício de autoconhecimento e libertação.

É na imagem da mulher que suas cartas fundem as nuances entre masculino e feminino, e representam as energias que coabitam os corpos - tal como "animus e anima" - de cada ser. As Arcanas.


Qual a força e autoridade representada por uma Imperadora, ao lado da gestação virtuosa e complementar da Imperatriz? Que energia espiritual de uma Hierophante se difere dos segredos guardados pela Papisa?


Elisa Riemer imprime beleza e densidade além de gêneros nos arquétipos, aqui ilustrados sob o prisma de seu universo gráfico, fielmente conectado às vivências de uma eterna Enamorada.

O Universo Onírico

hr

Para adquirir Posters e Artes

VISITE A LOJA VIRTUAL OU COMPRE SOB ENCOMENDA!

IR PARA SITE